CARTA PROTOCOLAR DO DIRETOR PRESIDENTE: RECREDENCIAMENTO

Leia

Estimada Comunidade Acadêmica,

Assunto: Renovação de recredenciamento da Faculdade Católica Dom Orione.

A paz do Senhor!

A Faculdade Católica Dom Orione, no segundo semestre de 2024, dará início ao seu processo de renovação de recredenciamento. Este será o terceiro processo institucional de renovação do seu credenciamento, ocorrendo ao longo de seus quase 19 anos de existência.

Em sua trajetória de recredenciamento, a Instituição alcançou as notas 3 (em 2012) e 4 (em 2018), em uma escala de 1 a 5. Essas avaliações atestam seu compromisso local e regional com a responsabilidade social, seu engajamento na gestão da política educacional de natureza confessional, e a qualidade da estrutura dos cursos oferecidos para a formação profissional.

O recredenciamento institucional é um procedimento periódico aplicado a todas as instituições de ensino superior no país, realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é avaliar e manter as instituições aptas a oferecer cursos de formação superior.

Este processo obrigatório envolve todos os membros da comunidade acadêmica, incluindo diretores, coordenadores, colaboradores técnico-administrativos, professores e estudantes.

Ao final de cada período regulatório, a Instituição protocola uma solicitação de avaliação de recredenciamento junto ao Ministério da Educação. A Coordenação-Geral de Credenciamento das Instituições de Educação Superior avalia as informações enviadas e encaminha o processo ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Inep designará uma comissão composta por três avaliadores para conduzir a avaliação externa da instituição, que pode ocorrer presencialmente ou virtualmente. O processo é orientado por um instrumento de avaliação do MEC, que abrange as seguintes dimensões:

• Dados constitutivos da mantenedora e Plano de Desenvolvimento Institucional da mantida.

• Planejamento e avaliação, políticas acadêmicas, de gestão e de responsabilidade social.

• Entrevistas com estudantes, professores e colaboradores técnico-administrativos da instituição, abordando atividades acadêmicas, gestão de pessoas e infraestrutura.

É fundamental que todos compreendam a importância desse processo de avaliação externa para nossa Instituição e, ainda, observados os avanços desde a última avaliação, como a inovação na proposta pedagógica, a formação de professores para atender às demandas das inovações tecnológicas, e os processos de gestão acadêmica educacional voltados para instituições católicas de ensino superior.

Para melhor visualização, segue do Fluxograma do processo de Recredenciamento:

No dia 30 de julho, recordamos o Centenário da data em que Dom Orione anunciou a “Mater Dei” como o título próprio de Nossa Senhora para a Pequena Obra da Divina Providência. Confio, portanto, à Mãe de Deus, a visita de recredenciamento da Faculdade Católica Orione, afim que de a Mãe de Jesus nos ajude a acompanhar as novas gerações com a mesma amorosidade que ela educou Nosso Senhor.

Pe Edson de Oliveira da Silva

Diretor Presidente