Projetos de extensão

Saiba mais sobre a Extensão da FACDO

A Faculdade Católica Dom Orione propõe-se a desenvolver Projetos de extensão que visam promover o protagonismo discente a partir da inserção do estudante em atividades que permitam a aquisição de habilidades educacionais, comportamentais e profissionais, no sentido de promover a integração da academia com a sociedade  a partir da resolução de problemas, contato com a realidade local.

Desta forma, comprometida com sua missão isntitucional de “Ofertar Ensino Superior de qualidade, fundamentado no carisma de São Luís de Orione, no universalismo científico e no respeito à diversidade cultural, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade com ética e vivência dos preceitos cristãos”, na promoção de uma educação integral que considerou como orientação pedagógica inserir o acadêmico, enquanto sujeito da parendizagem, em sua realidade para problematizar as contingências socias que desafiam a construção de uma sociedade fundamentada na ética, na justiça social e no respeito à diversidade 

Nesse sentido que a Extensão na Educação Superior Brasileira foi inserida como componente curricular, porque permite que de modo transversal e interdisciplinar, os acadêmicos possam estabelecer a relação teoria-prática aplicando os conteúdos das unidades curriculares na solução ou compreenção das contigências sociais que vão impactá-lo na sua formação cidadã e profissional.

Segundo as Diretrizes da Extensão na Educação Superior estabelecidas na Resolução nº7, de 18 de dezmbro de 2018/CNE, determina que a Extensão universitária “é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.” (art.3º)

Dessa forma, extensão universitária desenvolvida pela Católica Dom Orione integra-se como uma das três atividades fundamentais da instituição, promovendo a difusão de conhecimentos e habilidades adquiridos nas esferas de Ensino e Pesquisa para a sociedade. Esta interação é enriquecida pela retroalimentação contínua da comunidade, que traz novas questões e necessidades, alimentando um ambiente vibrante e produtivo. Através dessa troca, surgem colaborações que otimizam a formação profissional e a produção de novos saberes na instituição, além de promoverem soluções para desafios contemporâneos.

Segundo o art.8º, da Resolução n.10, de 07 de julho de 2023/FACDO, determina que “o objetivo da Curricularização da Extensão, na Faculdade Católica Dom Orione, é articular, intensificar e aprimorar a integração ensino, iniciação científica e extensão com a intenção de fortalecer os processos formativos dos acadêmicos, bem como resolver e/ou amenizar situações/problemas da comunidade externa.”

Assim, os programas e ações de extensão têm como foco na comunidade externa da região, independentemente de serem públicos ou privados. A possibilidade de aplicar na prática os conceitos debatidos em sala de aula amplia a formação dos acadêmicos, reforçando suas competências tanto profissionais quanto humanas.

A criação de um projeto de extensão para um público específico pressupõe o conhecimento prévio do contexto local por parte dos acadêmicos e/ou das instituições parceiras, permitindo a elaboração de intervenções adequadas às realidades em que serão implementadas. Esse processo compartilhado assegura que as ações sejam reconhecidas e apropriadas pela comunidade, abordando problemas concretos do dia a dia.

Os parceiros em Araguaína têm um papel essencial, não só acolhendo, mas também colaborando na execução das atividades, compartilhando suas vivências com estudantes e docentes, e participando ativamente na “elaboração e implementação de programas, projetos, cursos e oficinas, eventos, prestação de serviços, a fim de promover ações voltadas para a qualidade de vida e sustentabilidade da população, permitindo a ampliação do acesso ao saber, à cultura e ao desenvolvimento tecnológico e social da comunidade. A Católica Orione busca, através desse relacionamento dialógico, fomentar a autonomia do público-alvo após o término das atividades extensionistas.” (art.2º, Res. n.10/2023/FACDO)

A integração entre o compromisso institucional de promover projetos de extensão e a relação colaborativa entre docentes, estudantes e instituições tem se mostrado eficaz e inovadora e asseguram a conexão com a comunidade local sem a qual não haveria desenvolvimento de qulaquer prática de extensão.

Projetos

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Quais os eixos temáticos de contingências sociais que se propõe a atuar a extensão curricularizada da Faculdade Católica Dom Orine?

Sob a perspectiva da elaboração de ações planejadas e a efetivação dos princípios de Responsabilidade Social, considerando os valores orionitas da Dignidade, da Solidariedade, da Liberdade, da Autonomia, da Igualdade, do Diálogo, da Sustentabilidade e da Caridade, a Extensão curricularizada no âmbito da Faculdade Católica Dom Orione adotou como política a orientação: 

a) pelos princípios pedagógicos da prática ética; 

b) pelo valor estético da extensão curricularizada, que se explica pelo “estado de  fazer”;  

c) pelas ações extensionistas  como resgate de dignidade ou direitos humanos,  significado de não exclusão social;  

d) pelo sentido de extensão curricularizada associada à ternura ou ao afeto, que são recolocados em cena para expressar-se com ele outro sentido de extensão curricularizada, seguindo os passos do retorno do conhecimento, da espiritualidade, dos direitos humanos e da cidadania.

Considerando as demandas contingenciais da região, a experiência adquirida no processo de implementação da extensão universitária em consonância com os valores institucionais e os e selecionou-se eixos temáticos no sentido de  promover a organização e planejamento das ações extensionistas, o seguinte:

Direitos Humanos e solidariedade: compartilhamento de conhecimento, com base nos princípios universais dos direitos Humanos; exercício da cidadania e articulação das políticas públicas, etc.

  1. Acesso à justiça:  acesso à informação sobre o exercício de direitos, previsência, assistência social, etc.
  2. Direitos da criança e adolescente: atenção às demandas que envolvem as necessidades das crianças e adolescentes no exercício de seus direitos e proteção à sua integridade física e emocional.
  3. Direitos do idoso: tutela e acesso às informações sobre os direitos do idoso.
  4. Questões de gênero: igualdade e violência; feminicídio, violência contra a mulher; inclusão social; pobreza menstrual e etc.
  5. Combate à violência contra as minorias sociais: aspectos jurídicos, ideais políticos e morais sobre o pensamento decolonial; etc.
  6. Direito à cultura, identidade e memória: Povos tradicionais e a preservação do patrimônio cultural material e imaterial, histórico e antropológico; saberes ancestrais; educação indígena, etc.
  7. Direito ao Meio ambiente equilibrado e desenvolvimento sustentável: estímulo às práticas sustentáveis; efetividade da legislação ambiental e conscientização da sociedade; conscientização e perspectiva sobre as mudanças climáticas, etc.
  8. Direito à educação eficaz, gestão, conhecimento e inovação: acesso à educação em todos os níveis de forma equitativa e de qualidade; incentivo à leitura; combate à evasão escolar; educação socioemocional, étnico-racial; promoção da inovação etc. 
  9. Direito à saúde: acesso ao direito universal à saúde, atuação estatal e acesso a programas e apoio ao fornecimento de medicmaentos e tratamento garantidos pela lei, etc.
  10. Trabalho e redução das desigualdades: combate as causas da pobreza, os fatores de marginalização; promoção da integração social dos setores desfavorecidos, etc.
  11. Promoção de uma cultura de paz e não violência através da amizade social: políticas igualitárias antirracistas; bulling, opressão e preconceito em suas manifestações, etc.
  12. Cidadania e inclusão social: pensar e refeltir sobre direitos; elaboração de projetos de lei de iniciativa popular; Dia de vereador
  13. Direito e literatura e o poder transformador da arte: manifestações criativas e artísticas que possam levar o acesso à informação de temas sensíveis à sociedade
  14. Direito digital: conhecimento e informação sobre as constingências e benefícios da tecnologia digital; combate ao cyberbulling e crimes cibernéticos; trabalho virtual; direito do consumidor no ambiente virtual;

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