PROCIENT

Programa Institucional de Iniciação Científica

O que é?

O PROCIENT é a política e o programa da FACDO para Iniciação Científica (IC) — etapa formativa em que o(a) estudante aprende pesquisando, sob orientação de um(a) docente. Alinhado à missão e visão da FACDO, a IC tem como pilares a racionalidade científica e a investigação, constituindo um dos fundamentos da formação acadêmica de excelência e do ensino pela pesquisa.
Em sintonia com o CNPq (como o PIBIC), o PROCIENT integra ensino, pesquisa e extensão, desenvolve autonomia intelectual, pensamento crítico e ética na produção do conhecimento, e estimula soluções com impacto social.
Você quer saber pesquisar? Comece pela Iniciação Científica.
A IC é o primeiro passo para carreiras na ciência, docência e pesquisa aplicada.

Como funciona?

⦁ Edital anual (on-line) – o Núcleo de Extensão e Iniciação Científica (NEIC) publica o edital com linhas institucionais, prazos, formatos e critérios.
⦁ Projeto e orientação – docentes submetem projetos; estudantes se vinculam como bolsistas (quando houver bolsa) ou voluntários, com plano de trabalho.
⦁ Formação científica – o(a) estudante planeja, coleta e analisa dados, redige e apresenta resultados (resumos, pôsteres, comunicações, artigos).
⦁ Ética e integridade – projetos com seres humanos tramitam na Plataforma Brasil e em CEP parceiro; observam-se boas práticas, LGPD e integridade acadêmica.
⦁ Socialização e publicações – apresentação no Fórum Científico e de Extensão e publicação nos Anais, e-books e periódicos institucionais (acesso aberto).
⦁ Fomento – bolsas institucionais conforme edital e disponibilidade orçamentária; a FACDO incentiva o acesso a agências de fomento (ex.: CNPq).
⦁ Acompanhamento e certificação – orientações periódicas, relatórios e certificação de participação/produção (importante para Currículo Lattes).
Produtos esperados: resumo, pôster/comunicação oral, relatório final e, quando aplicável, artigo para anais ou periódico institucional.

Quem pode participar?

⦁ Docentes da FACDO: proponentes e orientadores(as) de projetos.
⦁ Estudantes de graduação de todos os cursos: como bolsistas (quando houver edital de bolsas) ou voluntários(as), mediante critérios acadêmicos.
⦁ Parcerias: quando previsto, podem envolver outras IES e organizações da sociedade civil.

Quando acontece?

O PROCIENT segue ciclo anual:

⦁ 2º semestre: edital, submissões e seleção.

⦁ Ano letivo: execução dos projetos, encontros de orientação e oficinas metodológicas.

⦁ 2º semestre: Fórum Científico e de Extensão (apresentações) e submissão para anais/publicações.
As datas específicas constam do edital vigente nesta página.

Por que participar?
(Oportunidades educacionais no ensino superior)

⦁ Aprender fazendo: domínio de método científico, escrita e oralidade acadêmicas.
⦁ Currículo forte: IC valoriza o Lattes, seleções de pós-graduação e concursos.
⦁ Competências transversais: análise crítica, comunicação, colaboração, gestão do tempo e de dados.
⦁ Impacto social e regional: temas conectados às demandas de Araguaína e região, políticas públicas e ODS.
⦁ Trilha CNPq/PIBIC: aderência às práticas nacionais de iniciação científica e redes de pesquisa.

Linhas institucionais de IC (FACDO)

Projetos devem alinhar-se às Linhas de IC definidas institucionalmente (PDI, PPCs e Política de IC):

⦁ Desenvolvimento Sustentável e Ambiente
⦁ Cidadania e Inclusão Social
⦁ Identidade, Memória e Direito
⦁ Gestão, Conhecimento e Inovação
⦁ Direitos Humanos e Solidariedade

Publicações e visibilidade

A FACDO fortalece e institucionaliza os Anais como meio de publicação (política editorial, ISSN/ISBN, avaliação e acesso aberto).
A produção do PROCIENT também pode circular em e-books, periódicos institucionais e demais canais acadêmicos. Isso amplia a visibilidade do seu trabalho, qualifica o currículo e conecta a comunidade acadêmica à sociedade.

Diretrizes e regras (Política Institucional de IC)

⦁ Finalidades (LDB, art. 43, III e VII): promover pesquisa e difusão cultural, e extensão curricularizada aberta à comunidade.
⦁ Formação integral: em consonância com o Projeto Educativo Orionino e o Pacto Educativo Global, a IC valoriza inclusão, diálogo e cooperação em redes locais, nacionais e internacionais.
⦁ Fomento: orçamento institucional compatível com a sustentabilidade e busca ativa de recursos junto a órgãos como o CNPq.
⦁ Ações estruturantes:
⦁ Fórum Científico (divulgação dos trabalhos);
⦁ Oficinas metodológicas e de escrita (formação técnica);
⦁ Vinculação a publicações (anais/e-books/periódicos);
⦁ Bolsas institucionais (quando previstas em edital);
⦁ Grupos de IC e Grupos de Estudo (registro e acompanhamento);
⦁ Ética em pesquisa (Plataforma Brasil/CEP quando aplicável).

Articulação com a sociedade e a região

A IC dialoga com a realidade local e incentiva investigações sobre Araguaína e região, estimulando multi, inter e transdisciplinaridade e a participação em eventos científicos e culturais dentro e fora do campus.
O conhecimento gerado retorna à comunidade por meio de ações de extensão e publicações.

Referenciais normativos

⦁ CNPq – Normas para programas de Iniciação Científica.
⦁ FACDO – PDI (2023–2027), Regimento Interno, Regulamento do PROCIENT.
⦁ INEP/MEC – Instrumentos de avaliação (SINAES).
⦁ LDB – Lei nº 9.394/1996 (art. 43, incisos III e VII).
⦁ Documentos Orionitas – Diretrizes da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência.

Como começar

⦁ Leia o edital vigente (requisitos, prazos e documentos).
⦁ Contate um(a) docente orientador(a) e alinhe tema, método e cronograma.
⦁ Prepare a submissão on-line (projeto em PDF assinado + formulários).
⦁ Participe das oficinas (método, ética, resumo, pôster).

Contato – Gestor:
PROCIENT – Programa de Iniciação Científica
E-mail: procient@catolicaorione.edu.br

Atendimento presencial:

NEIC (vespertino e noturno – agendar horário).

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